Usar pensos de pano é mais fácil do que podes pensar. Vamos ver o básico de como usar e trocar o teu penso.
Para usar, basta colocar o penso nas tuas cuecas (com o forro colorido virado para cima), enrolar as asas e fechar com o botão. Usar cuecas justas e escolher a melhor posição do botão garantirá um ajuste seguro e confortável que se adapta aos teus movimentos.
Falando em proteção, os nossos pensos são super absorventes e impermeáveis para evitar fugas. Mas, como qualquer produto menstrual, é importante trocá-los regularmente. O nosso forro colorido torna simples ver quando, e além disso, vais rapidamente conhecer o teu fluxo.
Trocar também é rápido e fácil: dobra o penso para dentro, cobrindo o forro usado, e fechar as asas com o botão. O penso compacto está agora pronto para guardar na tua bolsa seca até à lavagem.
Cuidar dos teus pensos
Segue estes passos simples para manter os teus pensos Pena limpos e prontos para tudo.
Pré-lavagem:
Imediatamente após o uso, enxagua o teu penso em água fria para remover o máximo de sangue possível. Isto ajuda a prevenir manchas. Podes então dobrar o teu penso ou deixá-lo a molhar em água fria até ao dia da lavagem.
Lavagem:
Coloca os teus pensos na máquina de lavar roupa com a tua roupa normal (cores semelhantes). Lava a frio (30°C–40°C máx.). As lavagens a frio são melhores para o ambiente e ajudam a evitar que as manchas se fixem, preservando a suavidade dos nossos forros de liocel. Usa o teu detergente de roupa habitual, mas certifica-te de que contém menos de 5% de sabão. Não uses zeólito, lixívia, perfume ou amaciador de roupa. Estes podem danificar os teus pensos e afetar a sua absorvência. Para remoção extra de manchas e prevenção de odores, adiciona bicarbonato de sódio ou óleo de árvore de chá à tua lavagem.
Secagem:
A luz solar é um removedor de manchas e desinfetante natural! Secar os teus pensos num estendal ao ar livre (com as manchas viradas para o sol) é ideal quando o tempo o permite. No entanto, a exposição prolongada à luz solar intensa pode fazer com que as estampas desbotem mais rapidamente.
Se vives num clima mais frio ou durante os meses mais frios, certifica-te de que os teus pensos secam completamente para evitar o bolor. Recomendamos que os seques ao ar livre, dentro da casa, numa área quente e bem ventilada. Também podes secar os teus pensos lavados num armário de água quente ou perto de um desumidificador para acelerar o processo. Evita colocá-los diretamente num radiador; o calor excessivo pode danificar a camada impermeável e afetar a absorção.
Não seques os teus pensos na máquina de secar roupa. Pode danificar a camada impermeável e afetar a absorvência. O ar quente também pode fixar manchas. A secagem ao ar é a melhor opção!
Pensos sempre frescos
Mesmo com os melhores cuidados, por vezes aparecem manchas e odores. Eis como lidar com eles.
Menos manchas:
Molha o teu penso em água fria imediatamente após o uso e lava-o assim que possível. Para manchas persistentes, experimenta um removedor de manchas natural como o Gall Soap. É eficaz em sangue, tinta, lama, gordura e óleo, sem desbotar as cores. Adicionar 1/2 chávena de vinagre branco à tua lavagem normal também pode ajudar a remover manchas e amolecer as fibras. Até limpa a tua máquina de lavar roupa! Um removedor de manchas na tua lavagem a cada dois meses mantém os pensos extra frescos.
Uma nota sobre manchas:
Embora a nossa camada superior de liocel seja excelente a prevenir manchas, algumas são normais com o tempo. Pensa nisso como um distintivo de honra pela tua escolha reutilizável.
Fim aos maus odores:
Os nossos tecidos de liocel e ZORB® resistem naturalmente a odores e bactérias. Mas se algum persistir após a lavagem, adiciona bicarbonato de sódio à tua próxima carga. Secar os teus pensos ao ar livre sempre que possível também ajuda a mantê-los com um cheiro fresco.
Alívio para as dores menstruais
Os pensos de pano aumentam o conforto, mas sejamos realistas, os períodos podem ser dolorosos. Estes remédios naturais podem ajudar.
- Terapia com calor. Alivia dores e cólicas com um banho quente ou uma almofada de aquecimento. O calor pode ajudar a relaxar os músculos tensos.
- Alívio com ervas. Bebe chás reconfortantes como chá verde, oolong, gengibre, camomila, folha de framboesa ou hortelã-pimenta. Cada um oferece propriedades únicas que podem aliviar o desconforto.
- A hidratação é fundamental. Mantém-te bem hidratada com bastante água. Limitar a cafeína, o álcool, os refrigerantes, o açúcar e o sal também pode fazer a diferença.
- O poder do ananás. Sabias que a enzima bromelina do ananás pode ajudar a relaxar os músculos e reduzir a inflamação?
- Movimenta o teu corpo. Exercícios leves, como ioga ou alongamentos, podem aliviar as cólicas e melhorar o humor, libertando endorfinas.
- Massagem com óleos essenciais. Combina algumas gotas de óleos essenciais (lavanda, canela, cravo, rosa, ylang-ylang ou hortelã-pimenta) com um óleo transportador (coco, abacate, amêndoa ou azeite extra virgem) e massaja suavemente o teu abdómen. Ou adiciona algumas gotas ao teu banho para um mergulho relaxante.
- O poder do prazer. Os orgasmos podem aumentar o fluxo sanguíneo para o útero, o que pode ajudar a aliviar as cólicas, e também libertam endorfinas que te fazem sentir bem.