Usar e guardar o teu penso

Using and storing your pad

 

Os pensos de tecido são mais absorventes do que os pensos descartáveis, mas também os deves trocar com regularidade. A camada de PUL impede que haja fugas, mas fica sempre à tua consideração qual a altura certa para trocar de penso.

De acordo com as nossas clientes, usar roupa interior justa ajuda a manter os pensos no sítio certo. Decidimos colocar molas de pressão em duas posições diferentes precisamente para poderes escolher um ajuste mais folgado ou justo em função das tuas preferências e roupa interior.   

Depois de usares o penso, basta dobrar as extremidades de cima e de baixo, cobrindo a película de liocel, e fechar as abas apertando as molas de pressão. Uma vez dobrado, o teu penso deverá ter a forma de um quadradinho bem compacto. 

how to use
how to store

Se não te for possível lavar o penso logo depois de o usares, recomendamos que passes qualquer nódoa de sangue por água fria antes de o dobrares. Isto ajuda a prevenir que o sangue seque e manche excessivamente o penso.

Quando puderes lavar, mergulha o penso em água fria e deixa de molho (até 24 horas). Ao fazê-lo estás a evitar que as nódoas agarrem ao tecido e quanto mais rápido o fizeres depois de removeres o penso, melhor.

A nossas bolsas impermeáveis são ideais para transportar pensos usados até os poderes pôr de molho ou lavar.

 

Lavar e secar o teu penso

waves

Lavagem

 

Logo a seguir a usares o penso, recomendamos que o passes por água fria para remover tanto sangue quanto possível e assim evitar que o penso fique manchado. Depois, podes podes dobrá-lo ou deixá-lo de molho em água fria até à lavagem. 

 

Quando chegar a altura de lavar o penso, basta levá-lo à máquina com roupa de cores semelhantes num programa com água FRIA que não exceda os 30° C. As lavagens a frio são benéficas para o meio ambiente (e para a tua conta de electricidade), também ajudam a evitar que as nódoas de sangue agarrem ao penso e a manter intacta a suavidade e qualidade da película de liocel.

 

Podes usar o teu detergente habitual para a roupa, mas certifica-te que contém menos de 5% de sabão na sua composição. NÃO USES zeolite, lixívia, perfume ou amaciador uma vez que diminuem a capacidade de absorção e a vida útil dos teus pensos. Juntar bicarbonato de sódio ou óleo essencial de melaleuca (árvore-do-chá) à lavagem ajuda a eliminar nódoas e a prevenir odores.

Temperaturas SEGURAS para lavar 30-40°C

NÃO USAR zeolite, lixívia, perfume ou amaciador de tecidos

O detergente deve conter MENOS que 5% de sabão

SECA AO SOL para garantir a frescura dos teus pensos e eliminar nódoas

NÃO seques na máquina

washing
drying

Secagem
 

Secar ao sol é o que há de melhor para remover nódoas e eliminar bactérias. O ideal é secar os teus pensos num estendal ou ao ar livre (com as manchas viradas para o sol). Contudo, não te esqueças que a exposição prolongada ao sol pode fazer com que o padrão do tecido desbote mais rápido.

 

Não seques os pensos na máquina. É um processo demasiado agressivo para fibras naturais e acabará por destruir a camada interior de PUL e afetar a eficácia e capacidade de absorção do teu penso. Além disso, o ar quente da máquina de secar faz com que as nódoas se fixem.

Como evitar nódoas e odores

Como evitar nódoas e odores

minimise staining

Como evitar nódoas

 

Põe o penso de molho em água fria imediatamente depois de o usares e lava-o assim que possível. Para eliminar nódoas difíceis, recomendamos que uses um tira-nódoas natural como o sabão de bílis (Gall Soap). O sabão de bílis elimina nódoas de tinta, lama, sangue, gordura e óleo de tecidos brancos sem desbotar. 

 

Também podes adicionar ½ chávena de vinagre branco ao teu programa de lavagem habitual para ajudar a eliminar nódoas mais difíceis. O vinagre branco ajuda ainda a suavizar as fibras e a limpar quaisquer depósitos de calcário que a água dura possa deixar na própria máquina. Adicionar um tira-nódoas ao ciclo de lavagem habitual a cada dois ou três meses também ajuda a manter a frescura dos pensos.

O que fazer quanto a odores

 

Tanto o liocel como o ZORB são tecidos com propriedades antibacterianas e antiodores — foi por isso que os escolhemos para os nossos pensos. Mas se te parecer que alguns odores persistem após a lavagem, experimenta adicionar um pouco de bicarbonato de sódio ao tambor da próxima vez que levares o penso à máquina. 

 

Secar os pensos ao ar livre sempre que possível também ajuda a manter um aroma fresco.

 

A folha superior dos nossos pensos — a parte que entra em contacto directo com a tua pele e que acolhe maior fluxo de sangue — é feita de liocel por este ser um dos melhores tecidos disponíveis no mercado para evitar nódoas. Contudo, e como sucede com qualquer outro tecido, com o tempo o teu penso acabará por parecer usado e é perfeitamente normal que fique com algumas manchas.

minimise odours

Minimizar dores menstruais

Minimizar dores menstruais

Usar pensos de tecido é uma maneira de tornar o período mais confortável. Aqui ficam outras soluções naturais que recomendamos que experimentes:

drink water
  • aplica uma fonte de calor sobre qualquer dor menstrual que possas sentir. Aqui podes encontrar alguns métodos caseiros para fazer uma bolsa térmica a partir de coisas que talvez tenhas por casa. Tomar um banho de imersão quente numa casa de banho saturada de vapor também ajuda a aliviar a dor.
  • bebe chá. Vários estudos demonstram que beber chá — nomeadamente chá verde e chá oolong — alivia significativamente o sofrimento causado pela dismenorreia. As tisanas de gengibre, camomila, folha de framboesa e hortelã-pimenta também são muito apreciadas para esse efeito. Infusões de funcho, gingko biloba e dente-de-leão ajudam a aliviar dores menstruais. Sugerimos que experimentes várias destas bebidas até encontrares a mais adequada para ti. 

  • bebe água. Tal como sucede com qualquer músculo, quanto mais desidratado estiver o corpo, maior será a probabilidade de teres cãibras no útero e de estas se prolongarem. A cafeína, o álcool, os refrigerantes, o açúcar e o sal podem tornar as coisas ainda piores, pelo que recomendamos que te fiques pelo H2O puro.

  • bebe sumo de ananás. Desta não sabíamos mas, ao que parece, o ananás ajuda a aliviar a tensão muscular por conter uma enzima chamada bromelaína.

  • faz exercício. Pôr o corpo a mexer não promove apenas a libertação de endorfinas que melhoram o teu estado de espírito como também ajuda a relaxar os músculos uterinos. Não é preciso fazer uma rotina intensa de cardio para gozar dos benefícios da atividade física; uma sessão de ioga com posturas acessíveis e de impacto reduzido é suficiente. 

  • faz uma massagem com óleos essenciais. Muitas são as pessoas que se renderam a esta estratégia. Podes misturar um óleo essencial — alfazema, canela, cravo, rosa, ylang-ylang ou hortelã-pimenta — com um «óleo veicular» — coco, abacate, amêndoa, azeite extra-virgem —  e esfregar uma pequena quantidade do preparado sobre o abdómen uma vez por dia pelo menos durante uma semana antes da chegada do período. Em alternativa, podes adicionar 5 a 10 gotas do teu óleo favorito ao banho de imersão.

  • tem orgasmos. Os orgasmos provocam um aumento da circulação sanguínea no útero, o que ajuda a aliviar as dores. Além disso, os orgasmos promovem a síntese de uma série de compostos químicos que nos fazem sentir bem, tais como a oxitocina e a dopamina. Incentivamos toda a gente a experimentar, seja a sós ou com companhia.

exercise