Se não encontrares resposta às tuas perguntas aqui, espreita a página de Cuidados e Dicas em que damos sugestões sobre como cuidar dos teus pensos de tecido e de outros produtos Pena. 

P: Como devo usar os pensos de tecido?

Os pensos de tecido foram concebidos para serem usados da mesma forma que os pensos descartáveis — coloca o penso na tua roupa interior e vai à tua vida. Quando o penso ficar sujo, basta dobrá-lo sobre a película manchada, fechar as abas e apertar as molas de pressão metálicas.

Se não estiveres por casa, podes guardar os teus pensos usados com toda a discrição numa bolsa impermeável até que surja a oportunidade de os pôr de molho ou lavar. Para evitar nódoas, antes de dobrares um penso usado, recomendamos que enxagues tanto quanto possível as manchas de sangue ou que vertas um pouco de água fria sobre o sangue para evitar que este seque e se agarre ao tecido. 

 

P: Como devo prender os pensos à roupa interior?

Os nossos pensos de tecido são muito fáceis de usar. Basta colocar o penso na entreperna das cuecas, envolvê-la por baixo com as abas e apertar as molas de pressão metálicas. O penso ficará no seu sítio o tempo que quiseres sem necessidade de recorrer a adesivos. Em todo o caso, recomendamos que uses roupa interior justa uma vez que isso ajuda a impedir que o penso se mova.  

Depois de ouvirmos a opinião das nossas testers, decidimos incluir duas molas de pressão nas abas em vez de apenas uma. O botão mais próximo do eixo do penso permite que este fique justo e bem acondicionado, ao passo que o botão mais próximo da orla do penso serve sobretudo para o fechar depois de usado.

 

P: De quantos pensos de tecido vou precisar?

O número de pensos de que precisas depende da duração do teu ciclo menstrual, do fluxo e da decisão de os usares por si só ou em conjunto com outros produtos menstruais. O que sugerimos é que comeces com um kit básico de 4 a 6 pensos pequenos, 6 a 8 pensos médios e 2 a 3 pensos grandes.  

Para determinares o número de pensos de que precisas, deves ter isto em consideração:

  • a frequência com que podes lavar os pensos (lavá-los de dois em dois dias reduz consideravelmente a quantidade de pensos de que precisas)
  • o tamanho que costumas usar (procura conjugar diferentes tamanhos para as diferentes alturas do dia e fases do ciclo menstrual)
  • se vais usar pensos em conjunto com outros produtos menstruais (tampões ou copos de silicone)
  • o número de pensos que normalmente usas e a frequência com que tens de os mudar (os pensos de tecido são mais absorventes do que os descartáveis, é possível que não precises de os mudar com tanta frequência).

 

P: De que tamanho de penso preciso?

A Pena tem três tamanhos de pensos disponíveis e cada um serve um propósito um pouco diferente. 

Penso pequeno (18 cm de largura x 20 cm de comprimento)
Um penso pequeno e leve com uma camada interior de tecido absorvente. Ideal para o dia a dia, spotting, dias de fluxo ligeiro, incontinência ou para usar como proteção adicional em conjunto com outros produtos menstruais tais como os copos menstruais ou tampões. 

Penso médio (23 cm de largura x 25 cm de comprimento)
Um penso versátil com duas camadas interiores de tecido absorvente, ideal para dias de fluxo moderado, seja para usares por si só ou como proteção adicional quando usares tampão ou copo de silicone. 

Penso grande (25 cm de largura x 30 cm de comprimento)
Um penso maior, mais espesso e longo, com uma ponta arredondada para assegurar uma maior proteção traseira e com três camadas interiores de tecido absorvente. Ideal para usar à noite, em dias de fluxo abundante, no pós-parto e indicado para quem costuma debater-se com fugas traseiras com os seus pensos habituais.

 

P: Porque é que devo mudar para os pensos de tecido?

Os pensos descartáveis contêm plásticos, fibras sintéticas e produtos químicos (muitas vezes são feitos de raiona, que é posteriormente branqueada com lixívia para lhes dar uma aparência limpa e imaculada). Além disso, também contêm adesivos, agentes perfumantes e géis químicos que contribuem para fricções, irritações, dores e o desconforto geralmente associado a este tipo de penso. Os nossos pensos de tecido são feitos de fibras naturais e respiráveis e não usamos quaisquer compostos químicos sintéticos ou adesivos. 

Os pensos de tecido são mais delicados com a tua pele, são mais confortáveis e mais absorventes do que os pensos descartáveis. Ao usares pensos de tecido estás a evitar que centenas de pensos descartáveis acabem em aterros sanitários e poupas centenas de euros por ano.

Ainda que não tenha sido clinicamente comprovado, muitas pessoas menstruadoras e profissionais de saúde acreditam que o uso de pensos de tecido leva a períodos mais breves; que tampões e outros produtos de inserção vaginal causam uma «obstrução» de sangue, ao passo que os pensos permitem que o sangue flua livremente, abandonando o corpo num fluxo natural.

Clica aqui para aceder a uma lista mais abrangente dos benefícios associados ao uso de pensos de tecido em comparação com produtos menstruais de uso corrente.

 

P: Os pensos de tecido cheiram mal?

Ao contrário dos pensos descartáveis, os nossos pensos não têm quaisquer produtos químicos nem agentes perfumantes para dissimular odores, pelo que os cheiros que possas sentir no penso são de origem natural ou estão relacionados com o próprio sangue; isto é, não são provocados pelos pensos de tecido em si. Se o penso desprender um cheiro invulgar, isso pode dever-se a um desequilíbrio bacteriológico comum. Se isso suceder, recomendamos que entres em contacto com o teu médico.

Escolhemos os tecidos liocel e ZORB Bamboo como principais componentes dos nossos pensos precisamente por serem feitos de fibras naturais, por terem uma elevada respirabilidade (o que permite que a humidade evapore com rapidez) e por serem menos susceptíveis ao desenvolvimento bacteriológico que pode estar na origem de odores. Lavar ou passar os pensos por água assim que possível depois de serem usados e secá-los ao sol basta para prevenir qualquer tipo de odores.

 

P: Há risco de fugas com os pensos de tecido?

Os pensos de tecido são muito absorventes e a Pena usa uma camada impermeável de PUL (poliuretano laminado) em toda a extensão do penso para evitar fugas. O PUL é um tecido de malha à base de nylon com uma proteção laminada e impermeável de 1 mm aplicada por termocolagem. A esta camada de PUL acrescem as folhas interiores de ZORB, tecido ultra-absorvente que garante que os nossos pensos conseguem enfrentar os dias de fluxo mais abundante.

 

P: O que é o PUL?

PUL significa poliuretano laminado e é um tecido de malha à base de nylon que tem uma camada protetora impermeável de 1 mm de espessura aplicada por termocolagem. É um tecido suave, maleável e de elevada durabilidade, tão funcional quanto versátil. Inicialmente foi desenvolvido para uso em capas protetoras para colchões de hospitais, mas desde então o seu uso estendeu-se a muitos outros produtos que beneficiam de uma película impermeável: mantas de piquenique, toalhas de mesa para festas e casamentos, almofadas para cadeiras, sacos reutilizáveis para sanduíches e merendas, fraldas de bebé, camas para animais de estimação e produtos menstruais de desperdício zero.

 

P: A minha pele é sensível. Os pensos de tecido são para mim?

Os pensos Pena são feitos de tecidos naturais e respiráveis e, na parte que entra em contacto directo com a tua pele, usamos liocel — uma fibra obtida a partir de plantações de sustentabilidade certificada em que não se aplicam produtos químicos como pesticidas e inseticidas. Além disso, não usamos quaisquer agentes perfumantes, adesivos nem produtos químicos sintéticos que possam irritar a pele, o que faz dos nossos pensos uma opção indicada até para as peles mais delicadas.

Tal como acontece com qualquer produto menstrual, se o penso ficar saturado e molhado, é importante que seja substituído atempadamente para evitar irritação.

 

P: Ainda tenho algumas reservas quanto aos pensos de tecido. Quanto tempo duram?

Com os devidos cuidados, e dependendo do número de pensos que tens para alternar, a maioria dos pensos de tecido deverá durar entre 5 a 10 anos. Os tecidos que usamos são de alta qualidade, duradouros e resistem a muitos ciclos de lavagem. Também dobramos e cosemos a pesponto as extremidades dos nossos pensos (em vez de apenas cerzir), o que faz com que sejam ainda mais duradouros.

 

P: Encomendei o tamanho errado. O que posso fazer?

Infelizmente não podemos aceitar devoluções de pensos ou bolsas impermeáveis. Recomendamos que ofereças ou revendas artigos por estrear a uma amiga ou a alguém que aches que possa vir a usá-los.

 

pad on chair