P: O que é a Pena?
A Pena é uma pequena empresa que cria produtos reutilizáveis para o período—pensos (a nossa especialidade!) e bolsas—com tecidos naturais e estampas exclusivas, desenhadas por nós. Somos para quem acredita que os cuidados menstruais devem ser sustentáveis e bonitos.
Em breve, novas estampas e produtos, como bolsas de trigo e almofadas decorativas—sempre com foco em qualidade, sustentabilidade e design artístico.
P: Por que existe a Pena?
Estamos numa missão para criar produtos reutilizáveis para o período, de alta qualidade e que sejam tudo menos aborrecidos. Acreditamos que escolhas sustentáveis não devem significar sacrificar estilo ou preço acessível. Queremos injetar um pouco de arte em todos os períodos, tornando-os uma experiência mais confortável e quiçá divertida.
P: Onde é que a Pena fica?
O nosso estúdio fica no Alentejo, uma região idílica de Portugal.
P: Como posso contactar a Pena se a minha pergunta não for respondida aqui?
A forma mais rápida de nos contactar é através da nossa página de Contacto. Basta preencher o formulário e entraremos em contacto contigo o mais breve possível.
P: Como posso ficar a par de novos produtos, padrões e ofertas especiais?
Subscreve a nossa newsletter para ser o primeiro a saber sobre novos lançamentos de padrões, ofertas especiais e próximos produtos. Também podes seguir-nos no Instagram para espreitar os bastidores e muito mais.
Sobre os nossos pensos
   
P: Do que são feitos os pensos Pena? São seguros?
Os nossos pensos são feitos com tecidos naturais e respiráveis. Usamos liocel (fibra de madeira sustentável) na camada em contacto com a pele, ZORB® (bambu e algodão) no núcleo absorvente e algodão orgânico com tintas à base de água na camada exterior. Uma camada de PUL impermeável (usada em colchões hospitalares e fraldas reutilizáveis) garante proteção extra. Todos os tecidos em contacto com a pele são isentos de químicos, fragrâncias artificiais, adesivos e irritantes sintéticos.
P: Como é que se usam e prendem os pensos reutilizáveis?
Usar pensos reutilizáveis é super simples. Colocas o penso nas cuecas, como farias com um descartável. Os nossos pensos têm molas muito fáceis de usar (duas nas asas para um ajuste perfeito e seguro) para ficarem bem presos, e usar cuecas mais justas também ajuda.
Para trocar, dobras o penso com a parte suja para dentro e fechas as asas com as molas. Se estiveres fora de casa, um saco impermeável é ótimo para guardar os pensos usados. Lavar o penso com água fria antes de dobrar ajuda a evitar manchas. Uma das vantagens dos pensos de pano é que, como são mais absorventes, normalmente não precisas de os trocar tantas vezes.
P: De quantos pensos reutilizáveis preciso?
Normalmente, as pessoas precisam de menos pensos reutilizáveis do que descartáveis porque eles absorvem mais. Mas também depende do teu fluxo, do teu ciclo e se usas outros produtos. Um bom começo é ter um kit com 4-6 pensos pequenos, 6-8 médios e 2-3 grandes. Pensa em quantas vezes lavas os teus pensos (se lavares a cada dois dias, precisas de menos), qual o tamanho que costumas usar e se usas tampões, copa ou disco.
P: Que tamanho devo escolher?
Temos três tamanhos:
- Pequeno (18cm x 20cm): Ideal para dias de fluxo leve, perdas, uso diário, incontinência ou como proteção extra com outros produtos. Tem uma camada absorvente interior.
- Médio (23cm x 25cm): Perfeito para dias de fluxo normal, podes usar sozinho ou como reforço. Tem duas camadas absorventes interiores.
- Grande (25cm x 30cm): Ótimo para fluxo intenso, uso à noite ou pós-parto. Tem três camadas absorventes interiores e um formato arredondado atrás para maior proteção.
 
P: Por que devia mudar para pensos reutilizáveis?
Os pensos descartáveis costumam ter plásticos, fibras sintéticas, químicos, colas e perfumes artificiais—tudo coisas que podem causar desconforto e irritação. Os nossos pensos reutilizáveis são feitos com fibras naturais que deixam a pele respirar, sem químicos sintéticos nem colas.
São mais amigos da tua pele, mais confortáveis e absorvem mais. Além disso, evitas que montes de pensos descartáveis vão parar ao lixo e ainda poupas dinheiro! Há quem diga que os pensos reutilizáveis também ajudam a ter períodos mais curtos.
Descobre mais sobre as vantagens dos pensos reutilizáveis no nosso site, aqui.
P: Os pensos reutilizáveis cheiram?
Os nossos pensos não têm químicos nem perfumes para disfarçar cheiros (como os descartáveis); qualquer cheiro que sintas deve ser natural. Escolhemos lyocell e ZORB® Bamboo para os nossos pensos porque são feitos de fibras naturais, deixam a pele respirar e não acumulam bactérias que causam mau cheiro. Para evitar odores, recomendamos lavar os pensos logo após usar e secá-los ao sol. Usar um saco seco respirável para guardar os pensos sujos também ajuda.
P: Os pensos reutilizáveis fogem?
Os nossos pensos são feitos para absorver ao máximo e têm uma camada impermeável que cobre toda a extensão do penso. Juntamente com as camadas interiores super absorventes de ZORB®, aguentam mesmo fluxos intensos.
P: Quanto tempo duram os pensos reutilizáveis Pena?
Os nossos pensos são feitos para durar! Com os cuidados adequados e alternando entre vários, podes usá-los durante 5 a 10 anos. Usamos tecidos duráveis e de alta qualidade, ideais para lavagens frequentes. As bordas com costuras reforçadas dão-lhes ainda mais durabilidade.
P: Adoro os meus pensos Pena! Como posso deixar um comentário?
Partilha a tua opinião na nossa página de Contacto. É só preencher o formulário e dizer qual produto estás a comentar. A tua opinião é muito importante para nós e pode aparecer no nosso site ou nas redes sociais (se quiseres).
Sobre a tua encomenda
   
P: Para onde é que enviam?
Enviamos para Portugal, Espanha e quase todos os países da União Europeia. Dá uma olhada na nossa página de Envios para ver a lista completa. Se o teu país não estiver lá, fala connosco e vemos o que podemos fazer.
P: Quanto tenho de pagar pelo envio?
O envio é grátis para encomendas acima de 60€ para Portugal Continental, 85€ para Espanha Continental e 120€ para o resto da Europa. Para encomendas mais pequenas, o preço do envio é calculado no checkout, tendo em conta o peso e o destino.
P: Tenho de pagar alguma taxa extra para envios internacionais?
Sim, as taxas alfandegárias, tarifas e outros impostos são da tua responsabilidade, pois variam de país para país. Para clientes do Reino Unido, devido ao Brexit, é mesmo necessário pagar as taxas alfandegárias do Reino Unido quando a encomenda chegar. Se não pagares, a tua encomenda ficará retida.
P: Quando vou receber a minha encomenda?
Enviamos a maioria das encomendas num prazo de 24 horas após o pagamento (fins de semana e feriados não incluídos). Artigos feitos por encomenda podem demorar até 48 horas; entraremos em contacto contigo em caso de atraso. Enviaremos um email de confirmação após a tua encomenda e um número de seguimento assim que a encomenda for enviada. Os prazos de entrega estimados são os seguintes:
- Portugal Continental: 24 horas
- Ilhas de Portugal: Dentro de 48 horas
- Espanha Continental: Dentro de 48 horas
- Resto da Europa: 2–7 dias (dependendo do destino)
Importante: Estas são apenas estimativas e podem ocorrer atrasos por parte da transportadora. Não nos responsabilizamos por atrasos ou danos durante o transporte.
P: O que devo fazer se a minha encomenda não chegar?
Se as informações de rastreamento indicarem que a sua encomenda não foi entregue dentro do prazo previsto, entre em contacto com a transportadora para obter atualizações sobre o estado da entrega. Se, após estes passos, ainda não conseguir localizar a sua encomenda, escreve-nos, e faremos o nosso melhor para o ajudar a resolver a situação.
P: Posso devolver um artigo?
Por razões de higiene, não podemos aceitar devoluções ou trocas de pensos depois de terem sido enviados, e incentivamos-te a fazer a tua seleção com cuidado. Se tiveres alguma questão antes de fazeres o teu pedido, não hesites em contactar-nos – estamos aqui para ajudar.
Se a tua bolsa impermeável não for exatamente o que esperavas, podes solicitar a troca ou a devolução da tua bolsa não usada e não danificada no prazo de 14 dias após a receção. Entra em contacto connosco para entenderes o processo de devolução.
P: O que devo fazer se receber um produto defeituoso?
Se receberes alguma coisa com defeito, entra em contacto connosco o mais rápido possível através do nosso formulário de contacto ou por email para info@penapads.pt, a descrever o defeito e a incluir fotos. Avaliaremos a situação e trabalharemos contigo para encontrar uma solução justa.